sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Planejamento de uma aula


1º MOMENTO- 500 anos da Bandeira brasileira
Objetivo: Apresentar à turma a história da bandeira brasileira para que a partir de então seja introduzido o tema bandeiras.
Recursos:
- Papel pardo com as informações;
Procedimento: Em um papel pardo será levado à turma uma linha do tempo contendo os 500 anos da bandeira do Brasil. Na linha do tempo conterá a data juntamente com a imagem da bandeira referente a aquele ano. Com o auxílio da linha do tempo será explicado à turma brevemente sobre cada etapa da bandeira.

2º MOMENTO- Calculando o tempo de hasteamento de cada bandeira
Objetivo: Inserir a matemática em dados históricos sobre a bandeira brasileira, para que tenham conhecimento de quanto tempo cada bandeira ficou hasteada.
Recursos:
- Caderno;
Procedimento: Após ser apresentado a linha do tempo com os 500 anos da bandeira brasileira, cada aluno deverá em seu caderno calcular quanto tempo cada bandeira ficou hasteada. Assim poderão usar a linha do tempo como auxílio verificando os anos da fase de cada bandeira. Após estarem prontos, será realizada a correção no grande grupo.


3° MOMENTO- Hino à bandeira
Objetivo: Interpretar o hino à bandeira procurando as palavras desconhecidas no dicionário, para que tenham conhecimento do significado da mesma.
Recursos:
- Dicionário;
- Aparelho de som;
- Cópia em folhas A4 do hino;
Procedimento: Primeiramente todos da turma irão em silêncio o hino tentando perceber palavras desconhecidas que dificultam a compreensão do mesmo.
Depois será entregue fotocópias com a letra do hino, onde primeiramente deverão fazer a leitura do hino. Após feita a primeira leitura será conversado sobre o que a letra diz e então deverão encontrar palavras desconhecidas, e as mesmas terão que procurar no dicionário seu significado para compreenderem.
            Depois de todos terem encontrado no dicionário as palavras desconhecidas, os alunos que quiserem poderão compartilhar com os colegas o significado que encontraram. E então ouvirão de novo o hino para que consigam compreender melhor o seu significado. Caso ainda tenham alguma dúvida poderão solucionada.
            Juntamente com o hino também será apresentado seu criador que foi Olavo Bilac, vendo assim se alguém da turma já ouviu falar sobre o mesmo.

4° MOMENTO- Pesquisando sobre Olavo Bilac
Objetivo: Pesquisar sobre a biografia da Olavo Bilac fazendo uso do recurso pedagógico da informática.
Recursos:
- Computadores.
Procedimento: Cada discente deverá dirigir-se até a sala de informática, onde em duplas deverão pesquisar sobre a biografia de Olavo Bilac, o responsável por escrever o Hino a Bandeira. Assim, terão que fazer anotações no caderno sobre o que encontraram durante a pesquisa para depois em sala de aula puderem expor aos colegas as informações coletadas.

Um comentário:

  1. Acho muito importante trabalhar tantos aspectos sobre a bandeira brasileira, inclusive seu hino. O planejamento está bastante criativo, contemplando diferentes componentes curriculares.

    ResponderExcluir