1º MOMENTO-
500 anos da Bandeira brasileira
Objetivo: Apresentar à turma a história da bandeira brasileira para que a partir
de então seja introduzido o tema bandeiras.
Recursos:
- Papel pardo com as informações;
Procedimento: Em um papel pardo será levado à turma uma linha do tempo contendo os 500
anos da bandeira do Brasil. Na linha do tempo conterá a data juntamente com a
imagem da bandeira referente a aquele ano. Com o auxílio da linha do tempo será
explicado à turma brevemente sobre cada etapa da bandeira.
2º MOMENTO-
Calculando o tempo de hasteamento de
cada bandeira
Objetivo: Inserir a matemática em dados históricos sobre a bandeira brasileira,
para que tenham conhecimento de quanto tempo cada bandeira ficou hasteada.
Recursos:
- Caderno;
Procedimento: Após ser apresentado a linha do tempo com os 500 anos da bandeira
brasileira, cada aluno deverá em seu caderno calcular quanto tempo cada
bandeira ficou hasteada. Assim poderão usar a linha do tempo como auxílio
verificando os anos da fase de cada bandeira. Após estarem prontos, será
realizada a correção no grande grupo.
3° MOMENTO- Hino à bandeira
Objetivo: Interpretar o hino à bandeira procurando as palavras desconhecidas no
dicionário, para que tenham conhecimento do significado da mesma.
Recursos:
-
Dicionário;
-
Aparelho de som;
-
Cópia em folhas A 4
do hino;
Procedimento: Primeiramente todos da turma irão em silêncio o hino tentando perceber
palavras desconhecidas que dificultam a compreensão do mesmo.
Depois será entregue fotocópias com a letra do hino,
onde primeiramente deverão fazer a leitura do hino. Após feita a primeira
leitura será conversado sobre o que a letra diz e então deverão encontrar
palavras desconhecidas, e as mesmas terão que procurar no dicionário seu
significado para compreenderem.
Depois
de todos terem encontrado no dicionário as palavras desconhecidas, os alunos
que quiserem poderão compartilhar com os colegas o significado que encontraram.
E então ouvirão de novo o hino para que consigam compreender melhor o seu
significado. Caso ainda tenham alguma dúvida poderão solucionada.
Juntamente
com o hino também será apresentado seu criador que foi Olavo Bilac, vendo assim
se alguém da turma já ouviu falar sobre o mesmo.
4° MOMENTO- Pesquisando sobre Olavo Bilac
Objetivo: Pesquisar sobre a biografia da Olavo Bilac fazendo uso do recurso
pedagógico da informática.
Recursos:
- Computadores.
Procedimento: Cada discente deverá dirigir-se até a sala de informática, onde em
duplas deverão pesquisar sobre a biografia de Olavo Bilac, o responsável por
escrever o Hino a Bandeira. Assim, terão que fazer anotações no caderno sobre o
que encontraram durante a pesquisa para depois em sala de aula puderem expor
aos colegas as informações coletadas.
Acho muito importante trabalhar tantos aspectos sobre a bandeira brasileira, inclusive seu hino. O planejamento está bastante criativo, contemplando diferentes componentes curriculares.
ResponderExcluir